![]() |
Edvard Munch |
"As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras."
(Friedrich Nietzsche)
O ceticismo e a crítica racional, numa época de segregação de valores e incertezas, é imprescindível para nos manter distantes e, se preciso, combater doutrinas e ideologias que tem como fim apenas a alienação, exploração e defesa de interesses individuais, que podem levar a massacres, genocídios e demais atos irracionais que se repetiram ao longo da história da humanidade e ainda acontecem. Liberdade de pensamento nada tem a ver com o individualismo, mas sim uma preocupação com a ética e a segurança dos caminhos que tomamos ao longa da vida.
Com uma vasta diversidade de crenças antagônicas, incompatíveis e injustificáveis racionalmente, que tem como objetivo guiar a ação do homem em sua existência, ser um criador de valores, com base numa ética utilitarista, que tem como fim a democracia e o respeito para com as diferenças é, ao meu ver, o único meio de escapar dos erros das doutrinas religiosas e ideológicas e ao mesmo tempo escapar da inatividade fruto desse confronto niilista incontornável e inextirpável, para um caminho mais seguro.
"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas." (Friedrich Nietzsche)
3 comentários:
Alan, o homem é anfótero: tanto cria como destrói valores.
Até mais!
que bacana seu blog,parabéns,ja estou seguindo seu blog por favor segue o meu!
http://ibopeetv.blogspot.com/
Alan, boa tarde!
Faço parte do projeto escolar "Idoso: Inclusão não tem idade" que está na luta pelos direitos e valorização da pessoa idosa. Convido você para conhecer a nossa equipe através de Um Cantinho Especial (o link você encontra no fim deste comentário), blog que criamos para o projeto afim de divulgar nosso trabalho e proporcionar a prática cidadã na sociedade. Aliás, irei adorar ter um cuidadoso filósofo por perto de nossa equipe.
Um grande abraço,
"Projeto IINTI"
http://emjpcantinhoespecial.blogspot.com
Postar um comentário